Neste artigo quero falar para você como abrir uma empresa nos EUA, quais são os documentos necessários para abrir uma empresa nos EUA, se abrindo empresa nos EUA é possível empreender, quais as vantagens e qual a importância de estruturar corretamente seu negócio para alcançar todos os benefícios existentes no mercado americano.

Vou te mostrar de maneira detalhada porque é importante investir e empreender nos EUA com uma estrutura de negócio correta, que vai proteger seu patrimônio pessoal e que vai aumentar sua rentabilidade sem você precisar aumentar seus investimentos.

Isso vai ser possível aplicando a método de investimento denominado por nós de Tripé Harmônico de investimento nos EUA.

Mas antes de falar sobre como abrir uma empresa nos EUA, você precisa saber que escrevi um artigo completo sobre Como Investir nos EUA: Tripé Harmônico.

Entreguei informações extremamente valiosas e tenho certeza que elas podem servir de base para o ponta pé inicial do seu negócio.

Sem mais delongas, veja agora como aplicar o segundo pilar do nosso tripé harmônico, estruturar corretamente seu negócio, aumentar sua rentabilidade e proteger seu patrimônio abrindo uma empresa nos EUA.

Como Abrir uma Empresa nos EUA

Se você planeja um dia investir ou empreender nos Estados Unidos, a primeira decisão que você deve tomar é: Iniciar o processo de estruturação de seu negócio e entender como abrir uma empresa nos EUA.

Essa é uma das maiores preocupações dos investidores e clientes que entram em contato comigo para iniciar seus investimentos: “Eu não tenho visto de trabalho, visto de investidor ou green card. Tenho apenas visto de turista (ou, não tenho nenhum visto), posso ter algum problema com a imigração em abrir uma empresa nos EUA?”.

A resposta para esta pergunta é: nenhum problema!

Outras perguntas muito comuns e que se repetem frequentemente são:

  • Posso abrir empresa nos EUA com visto de turista?
  • Posso abrir empresa nos EUA e conseguir green card?
  • Posso abrir empresa nos EUA com sócio americano?
  • Abrindo empresa posso trabalhar nos EUA com visto de turista?

Durante este artigo responderei todas essas perguntas, e tenho certeza essas respostas vão te ajudar a entender melhor e ficar mais seguro para iniciar este processo.

Quando o assunto é Estados Unidos, acredito que todo investidor tem o sonho de um dia iniciar seus investimentos para  capitalizar em dólar, e quem sabe, obter a oportunidade de morar legalmente no país.

Entretanto, quando falamos da parte imigratória é importantíssimo destacar que ela deve ser tratada, de maneira individual e específica, por um profissional especializado.

Se escolhido corretamente, esse profissional poderá alinhar a parte imigratória à parte empresarial proporcionando êxito no seu processo de obtenção de visto e greencard.

Dito isto, existem alguns passos que você deve seguir, para abrir uma empresa nos EUA de maneira correta e estruturada.

Trataremos mais adiante cada um desses passos, para que você entenda detalhadamente o que precisa fazer para possuir a sua empresa estruturada e pronta para começar a investir nos EUA.

Gostaria de iniciar este conteúdo te explicando, na minha visão de alguns anos criando vários negócios para investidores, como abrir uma empresa nos EUA e a importância de estruturar corretamente seu negócio.

Vamos falar um pouco sobre estrutura de negócio harmônico abrindo empresa nos EUA.

Abrindo Empresa nos EUA: Estrutura de Negócio Harmônico

Quando o assunto é abrir uma empresa nos EUA, todo o processo é muito mais simples e completamente diferente do que você deve estar acostumado no Brasil.

Para explicar de maneira simples e resumida: Toda burocracia, demora durante o processo de abertura de empresa, papelada e o alto custo de abrir uma empresa no Brasil, é inversamente proporcional ao que ocorre aqui nos Estados Unidos.

Se a sua intenção é apenas estar abrindo empresa nos EUA, qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento vai poder fazer este processo.

Isso não quer dizer que montar uma estrutura correta, pensando no que você vai investir ou empreender, na parte tributária e na proteção do seu patrimônio, é algo simples, que qualquer um pode fazer e que você vai obter essa estrutura apenas abrindo empresa nos EUA.

Quero que você preste muita atenção no que vou te falar agora, porque isso pode afetar positivamente seu negócio nos EUA…  hoje, amanhã… daqui a 10 anos.

Se você quiser obter todos os benefícios que uma estrutura correta de negócio pode oferecer, utilize a estrutura de negócio do Tripé Harmônico de investimento implementando o método que criamos.

Esse método pode ser resumido na frase abaixo:

É uma combinação de elementos ligados por uma relação de pertinência com ausência de conflitos, que produz uma sensação agradável, de prazer e segurança nos seus investimentos“.

A frase acima, nada mais é do que a definição de harmonia com o método de negócio/investimento que criamos em nossa empresa.

Você não pode, jamais, abrir uma empresa nos EUA de forma impensada, sem analisar os motivos pelo qual essa empresa esta sendo aberta e para o quê ela esta sendo aberta.

Quando criamos a estrutura de negócio com o tripé harmônico, pensamos na combinação de três elementos:

  1. O Produto/Investimento
  2. Benefício Tributário
  3. Proteção de Patrimônio

Queria frisar que esses três elementos são considerados o tripé harmônico apenas da estruturação de negócio, ou seja, para cada negócio que iremos realizar, utilizamos a metodologia do tripé.

Se você não conhece essa metodologia, escrevi um artigo completo sobre isso e vale muito a pena conferir: Como Investir nos EUA: Tripé Harmônico

A importância de pensar e ter bem definido o seu plano de negócio vai determinar que os três elementos do tripé, citados acima, possam ser harmonicamente combinados e encaixados em uma estrutura de negócio (ao abrir sua empresa nos EUA), de forma que eles se complementam agregando valor de curto, médio e longo prazo ao seu investimento.

Imagine você possuir uma estrutura de negócio sofisticada, que apenas uma fração dos empresários e investidores possuem, criada especialmente para seu negócio e suas necessidades…

Imagine poder investir sabendo que seu patrimônio vai estar protegido por esta estrutura e que o futuro financeiro de sua família esta protegido caso ocorra algum problema com você…

Imagine que a estrutura montada em cima do seu produto/investimento, e da sua característica pessoal e empresarial, vai te proporcionar pagar menos imposto ao final de cada ano fiscal e colocar mais dinheiro em sua conta bancária…

É disso que se trata a estrutura de negócio nos EUA utilizando o tripé harmônico como fundamento e metodologia norteadora de tudo que fazemos. Esse modelo tem sido testado e desenvolvido por nós desde 2017 e todos os resultados que tivemos validam essa metodologia.

Você deve pensar e aplicar o método de negócio mencionado acima para “jogar o jogo” dos investidores sofisticados que possuem mais experiência no mercado de investimento americano.

Por outro lado, realizar a simples abertura de empresa nos EUA sem pensar na pertinência e harmonia entre os elementos essenciais do seu negócio, provavelmente vai te trazer problemas tributários, conflitos entre sua atividade empresarial e a sua condição imigratória, insegurança patrimonial futura, e a perda de rentabilidade ao pagar mais impostos de maneira desnecessária.

Acredito que eu tenha conseguido abrir os seus olhos e esclarecer um pouco, a importância de possuir uma estrutura de negócio correta nos Estados Unidos.

Caso você tenha interesse em estruturar seu negócio nos EUA de maneira correta, eu tenho algo especial para você mais abaixo.

Dito isto, gostaria de te mostrar um passo a passo de como como abrir uma empresa nos EUA para que você tenha uma noção prática do que estamos falando até aqui.

Como Abrir Empresa nos EUA: Escolha da Estrutura Empresarial de Negócio

Após análise do seu plano de negócio, do seu produto/investimento, da sua condição imigratória, dentre outras características, você deve iniciar o processo de decisão sobre qual a melhor estrutura empresarial para o seu negócio.

A estrutura empresarial de negócio que você escolher vai influenciar tudo, desde as operações do dia-a-dia até os impostos, até o quanto de seus ativos pessoais estão em risco. Você deve escolher uma estrutura de negócio que ofereça o equilíbrio certo de proteções e benefícios legais.

Sua estrutura de negócio afeta o quanto você paga em impostos, sua capacidade de arrecadar dinheiro, toda a papelada que você precisa arquivar e sua responsabilidade pessoal” – Arthur Agrelli.

Você precisará escolher um tipo empresarial antes de registrar sua empresa no Estado americano mais adequado ao seu projeto.

A sua empresas precisará obter um número de identificação fiscal (EIN) e, em alguns casos, solicitar as licenças e autorizações apropriadas para seu negócio.

Escolha cuidadosamente. Embora você possa modificar sua estrutura de negócio para uma outra estrutura no futuro, podem haver restrições com base em sua localização. Isso também poderia resultar em consequências fiscais e dissolução não intencional, entre outras complicações.

Como dito anteriormente, obter uma consultoria com conselheiros de estruturações de negócios nos EUA, advogados ou contadores pode ser útil na sua jornada inicial. 

Por termos feito este processo repetidas vezes com nossos investidores, sabemos a importância deste artigo… Eu quero te mostrar os elementos básicos e fundamentais para estruturar um negócio sólido e que tem como ponto de partida abrir sua empresa nos EUA.

As estratégias de qual tipo empresarial escolher e como entender todas as suas variáveis, serão tratadas em um série criada por mim especialmente para você.

Ao lado, você pode participar dessa série apenas cadastrando seu email: QUERO ESTRUTURAR MEU NEGÓCIO NOS EUA

Vamos falar agora dos requisitos e passos necessários para você saber como abrir uma empresa nos EUA.

qual-tipo-de-empresa-abrir-nos-eua

Passo 01 – Definindo tipo de empresa – LLC, CORP

O primeiro passo para abrir sua empresa nos EUA é definindo qual tipo de empresa você vai estruturar para começar seus investimentos.

Os tipos de empresas mais comuns e mais utilizadas por americanos e estrangeiros são as LLC e CORP.

Gostaria de me deter à elas neste momento. Em breve estarei postando aqui, um artigo que fala exclusivamente sobre tipo de empresas nos Estados Unidos. Recomendo a leitura se você quiser entender mais profundamente sobre o assunto.

Bem, se você leu atentamente o nosso método de estrutura de negócio harmônico vai ficar fácil de entender que este é um dos elementos fundamentais e norteadores do pleno funcionamento do seu sistema de negócio.

A definição do tipo societário vai determinar a responsabilidade legal (pessoal e empresarial) dos sócios/membros, juridicamente e financeiramente, em possíveis ações cíveis e criminais contra a empresa.

Dentro desse contexto, encontramos o primeiro elemento do nosso tripé que pode estar em jogo: A proteção patrimonial.

O segundo elemento do tripé que pode estar em jogo, caso a escolha do tipo societário seja equivocada, são os: Benefícios tributários.

De maneira geral, muito provavelmente o terceiro elemento do tripé (O produto/Investimento) não vai ser afetado se você decidir utilizar uma LLC ou CORP.

Agora, em alguns casos, você pode não conseguir investir, captar investimento externo ou empreender em determinado produto ou nicho à depender da estrutura de negócio escolhida por você.

Assim, analisando de maneira ampla, com qualquer um dos tipos societários mencionados acima você pode empreender ou investir nos Estados Unidos.

Entretanto, isso não garante o perfeito funcionamento e sintonia entre os elementos essenciais (Produto/Investimento, Benefícios tributários, Proteção Patrimonial) para que você alcance resultados acima da média.

Vimos que dois elementos fundamentais para seu negócio funcionar harmonicamente podem ser drasticamente afetados por uma escolha equivocada. Na mesma proporção, você e seu negócio podem ser fortemente beneficiados por uma escolha correta.

O intuito deste artigo não é se aprofundar nos detalhes de cada um dos tipos societários apresentados acima já que em breve postarei um artigo completo falando apenas de (tipos de empresas nos Estados Unidos), entretanto, irei expor algumas características das LLC e CORP, para que você tenha uma idéia da diferença entre eles.

LLC – (Limited Liability Corporation)

Esse tipo empresarial é muito comum e podemos chama-lá de US LLC, já que em outros países existem este mesmo tipo de empresa (LLC).

Listei abaixo algumas características da LLC para que você consiga visualizar melhor como funciona esta empresa:

 

  1. Poderia ser comparada a uma Empresa de Responsabilidade Limitada no Brasil
  2. Protege o membro, e seu patrimônio pessoal, em caso de ações judiciais e falência, pois possui responsabilidade pessoal parcialmente limitada*.
  3. Protege a família do(s) membro(s) da LLC em caso de falecimento do(s) mesmo(s), sem a incidência do altíssimo imposto de sucessão/herança dos EUA de possíveis imóveis… sendo este mais um caso de proteção patrimonial.
  4. Gozam dos benefícios das estruturas empresariais de CORP (Corporações) e Partnership Companies
  5. Se beneficia da tributação “pass-through”, na qual a LLC não paga nenhum imposto de LLC ou impostos corporativos. Em vez disso, as receitas e despesas da LLC passam para as declarações de imposto de renda dos proprietários. Dessa forma, não existe bi-tributação.
  6. Possui uma estrutura simples e adaptável, o que é perfeito para pequenas empresas e investidores que estão iniciando seus negócios nos EUA

*Parcialmente Limitada: Existem exceções onde a responsabilidade pode afetar pessoalmente os membros da LLC.

Veja algumas características da CORP – (Corporation):

  1. Poderia ser comparada a uma Empresa S/A no Brasil
  2. Protege o sócio, e seu patrimônio pessoal, pois possui responsabilidade pessoal parcialmente limitada* pelas obrigações da corporação
  3. Protege a família do(s) membro(s) da LLC em caso de falecimento do(s) mesmo(s), sem a incidência do altíssimo imposto de sucessão/herança dos EUA de possíveis imóveis… sendo este mais um caso de proteção patrimonial
  4. Possui bi-tributação, pois os lucros corporativos são tributados duas vezes – primeiro, quando a empresa obtém lucro e, novamente, quando os dividendos são pagos aos acionistas em suas declarações fiscais pessoais.
  5. Não existe limite de classes de ações, sendo assim, possui um número ilimitado de shareholders (acionistas).
  6. Possui uma estrutura de gestão muito mais “engessada” que a LLC, pois é necessário a existência de um conselho de administração que tem a responsabilidade global da gestão, enquanto os gerentes executam as funções operacionais do dia a dia.

*Parcialmente Limitada: Existem exceções onde a responsabilidade pode afetar pessoalmente os sócios da CORP.

Passo 02 – Documentos necessários para abrir uma empresa nos EUA

O documento exigido para que você possa abrir uma empresa nos Estados Unidos é o Passaporte. Alguns outros complementares documentos podem ser solicitados pelo agente que está realizando o processo de abertura de empresa para você, entretanto de maneira geral, apenas com o passaporte todo o processo pode ser realizado.

Como já falamos, não é obrigatório que você possua qualquer tipo de visto, seja ele visto de turista, visto de investidor, dentre outros.

Passo 03 – Nome dos Sócios

Existem nos Estados Unidos, exatamente como no Brasil, diversos tipos societários e em todos eles será necessário informar quem serão as pessoas que irão compor o quadro societário da empresa.

Você pode abrir sua empresa nos Estados Unidos como único proprietário, ou pode incluir um sócio/membro para compor o quadro societário com você.

Definido quantas pessoas serão sócios/membros da empresa, será necessário apresentar a(s) cópia(s) do(s) passaporte(s) com as informações do(s) sócio(s) para que possa ser iniciado o processo de abertura da empresa nos Estados Unidos.

Passo 04 – Percentual de Participação dos Sócios/Membros na Empresa

É necessário que você defina quantos sócios/membros vão compor o quadro societário da empresa e qual será o percentual de participação de cada um dos sócios/membros.

Neste momento, é importante que seja definido quem será o representante da empresa e quem poderá assinar em nome da empresa perante bancos, aquisição e venda de bens, etc.

Passo 05 – Contrato Operacional dos Sócios/Membros da Empresa

O contrato operacional será o guia e coração da estrutura da empresa. Nele deverá ser informado o nome de todos os sócios, percentual de cada um deles, o objeto social da empresa, qual sua função, o que é permitido e o que não é permitido ser feito, quais as obrigações e direitos de cada um dos sócios, quais serão as causas de dissolução da empresa, como se dará a venda da participação de cada sócio na empresa e quem será o(s) administrador (es), diretor (es) e diretor financeiro da empresa.

Todo e qualquer acordo feito entre os sócios deve ser perpetuado no contrato operacional de maneira clara e precisa. Qualquer divergência futura deve ser resolvida de acordo com as regras descritas pelos sócios no contrato operacional no momento da criação da empresa.

Passo 06 – Endereço para Registro – Escritório Virtual – da Empresa nos EUA

Toda empresa nos Estados Unidos precisa ser aberta com um endereço fixo. É neste endereço que você vai receber todas as correspondências, extratos bancários e correspondências legais da sua empresa.

Se você tem algum parente ou amigo que vive no estado que a empresa vai ser aberta, você pode utilizar este endereço para registro.

Chamamos nos Estados Unidos de escritório virtual o endereço que você pode utilizar para receber correspondências e ser a sede de sua empresa.

Passo 07 – Levantamento dos Custos para Manutenção da Empresa nos EUA

Aqui temos uma excelente notícia, diferente do Brasil, não existe o custo obrigatório com contador, fixo por mês, já que você mesmo pode controlar a parte financeira e de caixa da sua empresa durante todo o ano.

Os únicos custos obrigatórios que você vai ter com sua empresa todos os anos será:

  • Pagar o contador para realizar a declaração do imposto de renda
  • Pagar uma taxa de renovação da empresa para o Governo
  • Pagar o endereço virtual da sua empresa (caso não possua outro endereço para utilizar)

P.S.: Dependendo de sua estrutura podem existir outros custos operacionais peculiares a característica do seu negócio.

Fiz uma sério de vídeos explicando quais são os passos mais importantes a serem observados antes de você iniciar o processo de abertura de empresa nos Estados Unidos.

Segue abaixo, o primeiro vídeo dessa série para te ajudar a entender melhor esse processo:

Para estruturar o seu negócio você não precisará em nenhum momento estar nos Estados Unidos para assinatura de papéis ou qualquer outro procedimento administrativo, caso decida utilizar nossa empresa como a realizadora do processo para você. Todas as assinaturas que venham a ser necessárias podem ser realizadas eletronicamente.

Se você desejar utilizar nosso escritório para estruturar seu negócio de maneira harmônica nos EUA, nós faremos todo o processo de maneira remota.

Você pode entrar em contato conosco clicando no botão ao lado: QUERO ESTRUTURAR MEU NEGÓCIO NOS EUA

Como Abrir Empresa nos EUA: Dúvidas Frequentes

Eu gostaria de esclarecer e responder abaixo, diversas perguntas que tenho recebido com dúvidas sobre como abrir uma empresa nos EUA e assuntos relacionados a isso.

Abrir Empresa nos EUA com Visto de Turista

Uma dúvida bem comum, entre as pessoas que desejam estruturar seu negócio, é se é possível abrir empresa nos EUA com visto de turista.

A resposta para essa pergunta é bem simples: É possível sim.

Ps.: Não é necessário possuir visto de turista para abrir sua empresa nos EUA.

A lei americana autoriza todo estrangeiro abrir uma empresa para empreender ou investir nos Estados Unidos, com ou sem visto.

Se você possuir o visto de turista, recomendamos informar ao agente que estiver realizando o processo de abertura de empresa para você.

Abrir Empresa nos EUA e Conseguir Green Card

Outra pergunta bem comum é: – “Arthur, se eu abrir minha empresa vou conseguir o green card para viver e trabalhar nos Estados Unidos?”

De maneira geral você não vai conseguir o green card apenas abrindo sua empresa nos EUA.

Existe uma diferença enorme quando falamos de abertura de empresa para parte empresarial, ou seja, de abrir uma empresa para investir ou empreender em determinado nicho de mercado, e de abertura de empresa para investir ou empreender com foco na obtenção de visto com a finalidade do green card.

A parte imigratória deve ser analisada de maneira completamente separada da empresarial quando estamos falando de situações normais de negócio.

Se a sua intenção é abrir uma empresa nos EUA para obter green card, consulte um advogado imigratório especializado em estruturar seu negócio empresarial alinhado com os requisitos imigratórios para lograr êxito na obtenção do visto/green card.

Abrir Empresa nos EUA com Sócio Americano

É perfeitamente possível você abrir uma empresa nos EUA com um sócio americano.

Para vários de nossos clientes, montamos uma estrutura de negócio com esse modelo proporcionando diversos benefícios de acesso à credito em instituições financeiras regulares, bancos de investimento e hardmoney lenders.

Essa estratégia pode te ajudar a alavancar capital para seus negócios e investimentos.

Outro ponto interessante é que existem estratégias relacionadas ao tipo empresarial escolhido, sócio americano e qualificação para pagamento de impostos… dependendo do seu negócio é possível obter vantagens tributárias.

Quero destacar que cada modelo de negócio é único e que demandam estruturas diferentes.

Recomendo analisar cuidadosamente seu objetivo e modelo de negócio para ter acesso à credito de maneira correta e com lastro.

Abrindo Empresa posso Trabalhar nos EUA com Visto de Turista?

Falei anteriormente que é fundamental analisar a parte imigratória de maneira completamente separada da empresarial, mesmo que elas se complementem.

O que vai te conceder o direito de trabalhar nos Estados Unidos é a obtenção de visto válido e compatível com o trabalho que você deseja realizar.

Isso não tem nenhuma relação com apenas abrir uma empresa nos EUA.

Em outras palavras, se você apenas abrir uma empresa nos EUA você não poderá trabalhar legalmente.

Agora, se a abertura dessa empresa foi realizada com aplicação para um visto que te conceda o direito de trabalhar legalmente, ai sim você pode trabalhar.

Considerações finais

Se você não sabia como estruturar corretamente seu negócio e abrir uma empresa nos EUA , acredito que agora você tenha encontrado as informações necessárias para iniciar o processo de estruturação de seu negócio de maneira harmônica e correta.

Gostaria que você parasse para analisar a importância de pensar e ter bem definido o seu plano de negócio, já que isso vai determinar que os três elementos do tripé harmônico, citados neste artigo, possam ser combinados e encaixados em uma estrutura de negócio ideal.

Você pode possuir uma estrutura de negócio sofisticada, que apenas uma fração dos empresários e investidores possuem, criada especialmente para seu negócio e suas necessidades… Você pode investir sabendo que seu patrimônio vai estar protegido por esta estrutura e que o futuro financeiro de sua família esta protegido caso ocorra algum problema com você… Você pode obter essa estrutura de acordo suas necessidades pessoais e empresarias.

Você pode contar comigo e com a nossa equipe no momento que você desejar, será um prazer te ajudar com toda sua estrutura deixando-a pronta para você iniciar seus investimentos/negócios nos Estados Unidos.

Se você ficou interessado em iniciar este processo com auxilio da nossa equipe, você pode entrar em contato clicando no botão ao lado: QUERO ESTRUTURAR MEU NEGÓCIO NOS EUA

Se você gostou desse conteúdo, não esquece de compartilhar com seus amigos e deixar seu comentário. Será um honra saber se esse conteúdo te ajudou de alguma forma.

Forte abraço,

Arthur Agrelli